segunda-feira, agosto 01, 2005

 

Apoios

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) enviou hoje uma carta à administração da Prensa Ibérica pedindo que reconsidere a decisão de encerrar os jornais A Capital e O Comércio do Porto, segundo o site do Sindicato dos Jornalistas.
No documento, assinado pelo presidente desta entidade que representa mais de 500 mil membros em 100 países, Christopher Warren manifestou o seu apoio às iniciativas do Sindicato dos Jornalistas para tentar impedir o despedimento de 150 trabalhadores através de negociações com a empresa.
«Como defensora de uma imprensa livre e plural, a FIJ também receia que o encerramento destes jornais diminua a voz independente dos média em Portugal», defendeu o responsável.
«Uma imprensa plural é essencial para garantir a existência de uma discussão pública vibrante e de fontes de informação alternativas. O fim de A Capital e O Comércio do Porto criará uma lacuna significativa na imprensa portuguesa», concluiu Warren.
As manifestações de solidariedade com os jornalistas das duas redacções têm sido constantes e oriundas de várias entidades, como foi o caso da Federação Europeia de Jornalistas e do Sindicato de Jornalistas de Madrid.
A decisão de suspender a publicação dos dois jornais foi divulgada sexta-feira pelo grupo espanhol Prensa Ibérica, tendo sido comercializadas sábado as últimas edições dos diários.


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker