quinta-feira, agosto 11, 2005

 

Assim vai o País e o Mundo...

 A candidata do CDS-PP à Câmara de Lisboa manifestou hoje preocupação com a integração dos filhos dos imigrantes e defendeu uma aposta na cultura, educação e urbanismo, no final de uma reunião com a direcção da Associação Cabo-Verdiana. Maria José Nogueira Pinto esteve reunida durante mais de uma hora com a direcção da Associação de Cabo-Verdiana, no âmbito da pré-campanha para as autárquicas de 9 de Outubro, o primeiro de vários encontros que vai manter com associações de imigrantes oriundos de outros países. A candidata do CDS-PP ouviu as propostas e os “desabafos” da presidente da Associação Cabo-Verdiana, Alcestina Tolentino, que se queixou da falta de atenção da autarquia de Lisboa aos problemas dos imigrantes na cidade nos últimos quatro anos.

 Os governadores civis da Guarda, Leiria e Vila Real, os distritos mais afectados pelos incêndios este mês, consideram desnecessário decretar o estado de calamidade pública. Após uma reunião de quase duas horas com o ministro da Administração Interna, 16 governadores civis apresentaram os prejuízos causados pelos incêndios nos seus distritos e discutiram medidas de apoio para as pessoas, bens e as áreas florestais ardidas, mas nada de concreto foi adiantado aos jornalistas. Para a governadora civil da Guarda, o distrito está em condições de resolver todas as situações, sem ser necessário decretar o estado de calamidade pública.

 A Direcção-Geral de Recurso Humanos da Educação (DGRHE) recebeu reclamações de mais de metade dos 2.378 docentes que viram o seu pedido de destacamento do concurso de professores rejeitado, revelou hoje o Ministério da Educação. Até terça-feira, dia em que terminou o prazo para reclamações, 1.504 (63,2 por cento) professores do ensino básico e secundário e educadores de infância impugnaram a rejeição de pedido de destacamento junto da DGHRE. Do total das 1.504 reclamações que deram entrada na DGRHE, 1.173 (78 por cento) dizem respeito aos docentes que pediram destacamento por condições específicas, 226 referem-se a destacamento por preferência conjugal e 105 por aproximação à residência.

 Dezasseis iraquianos foram mortos hoje, entre os quais um oficial dos serviços secretos do ministério da Defesa e numerosos civis, em ataques levados a cabo em vários pontos do Iraque, havendo também notícia de uma série de raptos. Segundo fonte oficial, desconhecidos abateram a tiro em Bassorá, no sul do Iraque, o tenente-coronel Ibrahim Khalil, dos serviços secretos. Na capital, mais precisamente no bairro de Yarmuk, um tenente da polícia foi morto a tiro.

 A justiça chilena libertou hoje sob caução a mulher do ex-ditador Augusto Pinochet, Lucia Hiriart, mas mantém detido o filho mais novo do casal, Marco António, por cumplicidade num presumível delito de fraude fiscal. Os dois foram incriminados na véspera como cúmplices de fraude pelo juiz Sergio Muñoz, que investiga a origem da fortuna de Pinochet.

 O ciclista português Cândido Barbosa (LA-Liberty) subiu hoje ao segundo lugar da Volta a Portugal depois de vencer a sexta etapa, que ligou Trancoso a Fafe, na distância de 173,1 quilómetros. Na segunda chegada ao “sprint” desta edição, Cândido Barbosa voltou a mostrar por que é considerado um dos melhores especialistas portugueses nas chegadas em pelotão, somando o triunfo de hoje ao alcançado logo na segunda etapa, na Figueira da Foz. A camisola amarela, símbolo da liderança na classificação geral, continua a ser envergada pelo russo Vladimir Efimkin (Barloworld).

 Espectáculos musicais para todos os gostos prometem animar a região algarvia durante o mês de Agosto, entre festivais, concertos de música clássica, flamengo e “reggae”, previstos para diversos pontos do Algarve. A primeira edição do “Sunrise Festival”, que decorre entre sexta-feira e sábado em Albufeira, deverá atrair cerca de 50.000 pessoas que, a troco de 30 (um dia) ou 45 euros (dois dias) poderão ver, entre outros, os britânicos Jamiroquai. No domingo à noite, os apreciadores de música clássica poderão assistir gratuitamente no Complexo Termal das Caldas de Monchique a um concerto do Trio Oriente, que interpretará, entre outras, peças de Bach, Haydn e Mozart.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker