quarta-feira, agosto 03, 2005

 

Baleia-anã dá à costa em Tavira

Uma baleia-anã viva deu à costa da praia algarvia do Barril (Tavira) hoje à tarde e está a ser conduzida pelas autoridades para alto mar.
O mamífero, com aproximadamente oito toneladas e cerca de nove metros de comprimento, apareceu cerca das 15:00 junto da barra de Tavira.
O comandante do porto de Tavira disse que a baleia “está a nadar”, mas “aparenta ter alguns ferimentos”.
Uma embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e outra da Polícia Marítima estão perto da baleia-anã para a ajudar a ir para alto mar e, segundo o comandante Rodrigues Campos, já se conseguiu conduzir o animal para poente (Olhão) e afastá-lo da costa marítima.
O biólogo marinho e director do Zoomarine de Albufeira, Élio Vicente, explicou que a baleia-anã é uma espécie que se distribui por todo o Oceano Atlântico e que entra e sai do Mar Mediterâneo ao longo do ano, considerando que situações como a de hoje não são totalmente anormais.“Embora a baleia-anã não tenha tendência para se aproximar da costa, às vezes pode acontecer em busca de comida”, afirmou o biólogo marinho, adiantando que esta espécie prefere andar sozinha no mar ou em grupos de dois ou três.

Comments:
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker