domingo, agosto 07, 2005

 

Prisa compra título "O País"

A 26 de Julho o Correio da Manhã escreveu:


A aliança entre a Media Capital e o grupo espanhol Prisa pode levar ao lançamento de novos títulos na Comunicação Social. A compra de um jornal ou a recuperação de um título fora de circulação, mais concretamente ‘O País’, pode ser o próximo passo, segundo algumas fontes relacionadas com os dois grupos ibéricos.

À Media Capital, detentora da TVI, de várias rádios, internet e publicações especializadas – casos da ‘Lux’, ‘Maxmen’, ‘Casas de Portugal’, entre muitos outras –, falta entrar na Imprensa generalista.

Tentou-o, recentemente, mas sem sucesso, a exemplo da Prisa. Referimo-nos aos títulos da Lusomundo Meios, que serão adquiridos pela Controlinveste. Juntas, agora, parece que a aposta num jornal é clara.

Fala-se, inclusive – agora com mais insistência –, que o administrador delegado do grupo espanhol, Juan Luís Cébrian, pode, mesmo, liderar o processo de compra do título ‘O País’ para lançar uma publicação com o mesmo nome do seu jornal, ou seja, ‘El Pais’.

No entanto, até há duas semanas, o título português ainda se mantinha na posse do homem-forte da Coca-Cola, Sérgio Geraldes Barba, garante José Vacondeus, que foi director e proprietário do antigo semanário. Aliás, ele próprio nos confirmou ter na sua posse “uma carta” de Cébrian “a negar a compra” do título.

De resto, há cerca de um mês, um porta-voz de Geraldes Barba assegurara ao CM não ter sido vendido ‘O País’. O certo é que, em alguns círculos, se fala cada vez mais nessa probabilidade. O nosso jornal tentou falar com Prisa, mas tal não foi possível.


A esta notícia, Manuel Pinto, do Jornalismo e Comunicação veio acrescentar, a 1 de Agosto, que:

Soube de fonte credível que aquele grupo adquiriu recentemente, por algumas dezenas de milhares de euros, o título País, que já existiu entre nós, mas que há anos deixou de estar nas bancas.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker