quarta-feira, agosto 03, 2005

 

Quatro mortos em praias não vigiadas durante o mês de Julho

Durante o passado mês de Julho, morreram quatro pessoas em praias não vigiadas, que representam 350 quilómetros de costa, contra os 150 de areais vigiados, onde os resultados são optimistas. A informação foi veiculada pelo Instituto de Socorro a Náufragos (ISN).
As quatro vítimas são homens, um deles ucraniano. No dia 23 de Julho, na Praia Pequena, Porto Covo, o imigrante, de 24 anos, morreu por «afogamento, provável exaustão e trauma nas rochas ao tentar resgatar um casal amigo em dificuldades. Aplicado sem sucesso suporte básico e avançado de vida por médico que assistiu o acidentado desde que resgatado até dar entrada na unidade hospitalar», explica o instituto da Marinha.
O primeiro acidente do mês ocorreu dia 9, por «doença súbita sem afogamento, ministrado sem sucesso suporte básico de vida por nadador salvador de praia vigiada próxima». O homem, de 55 anos, estava a banhos na Lagoa de Albufeira.
No dia seguinte, na Praia de Ofir, um jovem de 20 anos, perdeu a vida «por afogamento, provável doença súbita (congestão), detectado inanimado por canoísta».
No dia 19 de Julho um homem de 47 anos faleceu na praia de S. Pedro, na Madeira, vítima de «afogamento, por causa desconhecida, e foi retirado do mar inanimado por particular não identificado».
Para que estas situações não se repitam, nunca é demais lembrar: Frequente uma das 250 praias vigiadas, respeite as bandeiras e os nadadores-salvadores, evite tomar banho antes de decorridas três horas após as refeições, não nadar contra a corrente, mas sim paralelamente à costa, vigie as crianças, não salte para a água em locais pouco profundos e não tome banho sob o efeito de álcool ou drogas.
Antes de se fazer à praia, espreite também o site www.marinha.pt/isn , onde estarão todas as regras das praias e o estado do mar, para que «nas praias não seja uma vítima. Ir e voltar só depende de si», diz o slogan deste ano.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker