sábado, dezembro 30, 2006

 

Uma reflexão para 2007!

30 de Dezembro de 2006. O antigo ditador iraquiano, Saddam Hussein, é enforcado m Bagdad. Enquanto isso milhões de pessoas preparam-se para receber 2007. O facto passa despercebido aos olhos do Mundo. Menos no mundo muçulmano. Não há desculpas para o massacre de 148 aldeões xiitas de Doujal, a norte de Bagdad, assassinados como represália em 1982. E para outros tantos, porventura. Não há desculpa para tamanha barbaridade. Contudo, ao ver as imagens de Saddam, antes da execução, qualquer um tende inevitalvelmente a questionar o valor da vida e a pensar sobre a pena de morte.
A invocação da pena capital — até ao fim — por parte dos americanos foi conseguida. Mas agora ficam muitas dúvidas no ar. Não sei se algum dia virão a ser dissipadas. O tempo o dirá. Questiono apenas: o enforcamento de um ex-ditador pode ajudar — como argumentam os americanos — à definitiva implementação do sistema democrático no Iraque? Como evoluirá o banho de sangue (a partir de agora ainda maior) entre sunitas e xiitas? Ficará o mundo mais seguro com a morte de um só homem que poderia pagar eternamente os seus erros e sem nunca mais ver a luz do dia? Talvez um dia a História conte a verdadeira estória. Espero apenas que onde quer que se encontre um americano, ele se envergonhe de o ser.
Um Feliz Ano Novo para todos!

Comments:
Sinceramente eu nitria alguma simpatia pelo Saddam... Via-o como o pai de um povo dividido (xiitas e sunitas) que fez alguns disparates para os manter juntos.
Apesar de serem a minoria os sunitas levaram o Iraque ao desenvolvimento e vê-se a diferença do país agora e antes da ocupação... Acho que o executaram porque ele nunca se vergou, apesar de preso continuou a dizer que o tribunal que o julgou não era legal (e à luz das leis internacionais não era). O Iraque é um bico de obra com muita riqueza e com muitos gaviões a rondar... Acho que o ódio que os sunitas nutriam pelos xiitas vai aumentar e isso são mais inocentes a perder a vida, mais carros armadilhados, mais insegurança e a meu ver vai ser outro Vietnan para os yanques. Para governar curdos, sunitas e xiitas teve de o fazer com mão de ferro... agora não estão melhor!
Apesar de tudo (porque compreendo os excessos) RIP - o povo acabará por descobrir quem foi Saddam Hussein e porque o mataram tão rápido... (não há um tribunal internacional em Haia?)
CM
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker